Marte
Marte (Foto: Maurício Araya)

Neste mês de maio, quem observou as estrelas pela madrugada percebeu um brilho diferente cruzando o céu. O brilho avermelhado é Marte, que está em seu ponto mais próximo à Terra, a 75,28 milhões de quilômetros de distância. Apesar de sua órbita permitir uma aproximação com nosso planeta a cada dois anos e 50 dias, o ciclo desse alinhamento em especial – entre Sol, Terra e Marte – costuma ocorrer a aproximadamente cada 15 anos.

Leia também:

Nesta semana marcada por esse fenômeno, os cientistas do Southwest Research Institute, nos Estados Unidos, publicaram uma nova descoberta sobre o misterioso Planeta Vermelho: Marte estaria encerrando um grande ciclo glacial, de 370 mil anos. A descoberta só foi possível após medições feitas por um satélite da Nasa, a agência espacial americana. O estudo publicado pela revista especializada Science vai permitir, segundo os pesquisadores, uma compreensão maior sobre a evolução do clima da Terra e projetar modelos climáticos.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário! Ele é muito importante para mim.

Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube. Receba, ainda, novidades e ofertas exclusivas por e-mail inscrevendo-se na newsletter.