O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) dá início nesta terça-feira (6) às inscrições do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos de nível médio em 2017, com 5.980 vagas distribuídas em 24 cidades do Maranhão. O edital foi divulgado no mês de agosto. As inscrições IFMA 2017 custam R$ 20 e vão até 26 de setembro, pela internet.

Publicidade
Curta e compartilhe

LEIA A ÍNTEGRA DO EDITAL DE INSCRIÇÕES IFMA 2017 PARA CURSOS TÉCNICOS

A prova, com 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa e 20 de matemática, será realizada em 4 de dezembro.

As vagas são para as unidades do IFMA na cidades de Açailândia, Alcântara, Barreirinhas, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Pedreiras, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Porto Franco, Rosário, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, Timon, Viana e Zé Doca. Em São Luís, há vagas em três campi: Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo.

Cursos técnicos IFMA 2017
O IFMA oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o ensino médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o ensino médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2016, o ensino médio e pretendem obter uma formação profissional.

Sistema de cotas
Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio.

O IFMA reserva ainda, em cada curso, 5% das vagas para os candidatos com deficiência.

Isenção
Terminou na última sexta-feira (2) o prazo de isenção do processo seletivo IFMA 2017. O resultado está disponível para consulta na página eletrônica do IFMA.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário! Ele é muito importante para mim.

Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube. Receba, ainda, novidades e ofertas exclusivas por e-mail inscrevendo-se na newsletter.