Começou nesta segunda-feira (21) uma nova ‘temporada’ de observação da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no Maranhão. Durante esta semana, o equipamento vai passar pelos céus do Estado sempre no início da noite, e poderá ser observado a olho nu – assista ao vídeo abaixo.

Publicidade
Curta e compartilhe

Siga a Estação Espacial Internacional em tempo real

A observação é possível porque, nesse horário, a ISS reflete a luz solar. Para quem observa, a sensação é de ver uma ‘estrela’ se movimentando no céu, com seu brilho cada vez mais forte. Cada ‘espetáculo’ da ISS pode durar até 10 minutos.

Na terça-feira (22), ela vai aparecer a oeste – onde o Sol se põe – às 19h33. Na quarta-feira (23), ela inicia a trajetória mais cedo, a partir das 18h40, a sudoeste. Já na sexta-feira (25), ela volta a dar ‘show’ no céu noturno, a partir das 18h35, a noroeste. No próximo dia 28, ela passa a aparecer ainda pela madrugada, às 4h26, iniciando sua trajetória a norte.

A estação viaja a cerca de 27,7 mil km/h, ou 7,66 km/s, e realiza uma volta completa em torno da Terra a cada 90 minutos, a 350 km de altitude.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário! Ele é muito importante para mim.

Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube. Receba, ainda, novidades e ofertas exclusivas por e-mail inscrevendo-se na newsletter.

  1. FRANCOAR ALVES CARDOSO
    nov 22, 2016

    eu vi ontem e hj eh muito rapido e ontem eu vi mas a luz dela tava mais intenso q hj deve ser o local onde eu estava pois hj tava muito claro o local