Abril é o ‘mês da voz’, que é ferramenta de trabalho para muitos profissionais, como os professores, palestrantes, oradores, entre outros. Por isso, pode ser afetada por uma patologia bastante comum, a rouquidão ou disfonia. Para evitar problemas na voz, é importante estar atento aos primeiros sinais de alteração, como cansaço, ardor na garganta ou dor. As dicas são da fonoaudióloga Simone Rodrigues.

Coleta seletiva: veja onde descartar resíduos recicláveis em São Luís
Publicidade
Curta e compartilhe

O som da voz é produzido pela vibração das pregas vocais e é ampliado pela faringe, boca e nariz para, em seguida, ser pronunciado. A disfonia é a dificuldade em produzir som ou de mantê-lo. Geralmente, ocorre em consequência de uma inflamação das pregas vocais causada por uma disfunção orgânica, abuso vocal, uso incorreto da voz ou alterações psicoemocionais.

Cansaço, ardor na garganta ou dor podem ser primeiros sinais de alteração na voz
Cansaço, ardor na garganta ou dor podem ser primeiros sinais de alteração na voz

A disfonia pode ser funcional, orgânico-funcional, orgânica ou ainda, pode estar relacionada a alguns hábitos como o cigarro, bebida alcoólica, gelado e consumo excessivo de café que podem colaborar para a piora do quadro clínico. Além disso, as mudanças de temperatura e a poluição também podem ser prejudiciais.

Alguns cuidados são válidos para cuidar e prevenir a disfonia como, por exemplo, falar de forma suave; usar pouco a voz quando sentir que ela não está boa; não falar baixinho porque o esforço é o mesmo; não cantar forte e alto, principalmente se estiver rouco ou resfriado e quando sentir alguma secreção na garganta, retire-a sem fazer força.

Cuidados são válidos para cuidar e prevenir a disfonia
Cuidados são válidos para cuidar e prevenir a disfonia

Outras dicas úteis da fonoaudióloga é beber diariamente bastante água em temperatura ambiente; evitar alimentos condimentados; consumir alimentos fibrosos que agem limpando a faringe; evitar ambientes com ar-condicionado e, quando precisar utilizar muito a voz, evitar o consumo de leite, chocolate e seus derivados, pois eles aumentam a secreção de muco no trato vocal.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário! Ele é muito importante para mim.

Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube. Receba, ainda, novidades e ofertas exclusivas por e-mail inscrevendo-se na newsletter.

Brinquedos 728x90