As cores podem ser instigantes e estimulam diversas sensações nas pessoas. Por isso, é preciso pensar bem nas cores ideais para ambientes da casa, já que elas podem transmitir tranquilidade, conforto, aconchego e outros sentimentos.

Publicidade
Curta e compartilhe

A Suvinil trouxe algumas dicas para ajudar na escolha do tom ideal na decoração. Para quem busca transmitir calma, tranquilidade ou relaxamento no ambiente, por exemplo, a dica é optar por tons azuis ou verdes. Na simbologia, o verde é considerado uma cor equilibrada nos mais diversos aspectos. Entre o quente do vermelho e o frio do azul, o verde é fresco e agradável. Entre o seco do vermelho e o molhado do azul, o verde é úmido. Ele acalma e traz segurança.

Verde é considerado uma cor equilibrada nos mais diversos aspectos
Verde é considerado uma cor equilibrada nos mais diversos aspectos

Para quem busca uma atmosfera mais introspectiva e misteriosa, a sugestão é escolher um azul escuro, que ajuda inclusive na qualidade do sono. A cor oferece infinitas possibilidades de expressão e combinações, pois é uma tonalidade de fácil harmonização. Para transmitir relaxamento.

Azul oferece várias combinações, já que é de fácil harmonização
Azul oferece várias combinações, já que é de fácil harmonização

Quem busca um ambiente aconchegante, a indicação é optar cores neutras ligeiramente coloridas, como tons terrosos, já que têm características mais queimadas e empoeiradas, e são uma ótima pedida para espaços acolhedores. Essas tonalidades nos lembram e nos aproximam de nossas origens.

Tons terrosos tornam espaços acolhedores e nos aproximam de nossas origens
Tons terrosos tornam espaços acolhedores e nos aproximam de nossas origens

Para os lugares mais agitados da casa ou onde o objetivo é receber os amigos e familiares, o ideal é adicionar pitadas de cores vibrantes. Essas tonalidades estimulam a criatividade e a comunicação. Elas podem ser aplicadas em uma parede ou em móveis, como cadeiras e portas de armários.

O importante, na hora de decorar qualquer ambiente, é escolher as tonalidades de acordo com os sentimentos que serão estimulados.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário! Ele é muito importante para mim.

Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube. Receba, ainda, novidades e ofertas exclusivas por e-mail inscrevendo-se na newsletter.