De olho no próxima data comemorativa do calendário, o Dia dos Pais, o comércio de São Luís vai abrir as portas durante o feriado no Maranhão desta sexta-feira (28 de julho), de Adesão do Maranhão à Independência do Brasil – somente no dia 28 de julho de 1823, o Estado reconheceu a Independência do Brasil, proclamada no dia 7 de setembro do ano anterior, devido à resistência de elites que apoiavam a Coroa portuguesa. O funcionamento, no entanto, é em horário diferenciado.

Coleta seletiva: veja onde descartar resíduos recicláveis em São Luís
Publicidade
Curta e compartilhe

Os estabelecimentos de rua, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), vão funcionar de 8h às 14h; enquanto as lojas de shopping centers abrem de 14h às 20h. Os supermercados funcionam normalmente no feriado.

O cenário esperado pelos comerciantes não é favorável: de baixa nas vendas para o Dia dos Pais de 2017. Um levantamento de intenção de consumo para o período realizado pela Fecomércio-MA demonstrou que 55,8% dos consumidores pretendem ir às compras, queda de -7,2% na comparação com a pesquisa realizada em 2016.

Entre presentes favoritos, artigos de vestuário lideram lista
Entre presentes favoritos, artigos de vestuário lideram lista

O resultado é atribuído ao desemprego, já que o mercado de trabalho ainda não conseguiu se recuperar no Maranhão; aliado ao cenário de expansão dos níveis de inadimplência, como explica o presidente em exercício da Fecomércio-MA, Marcelino Ramos Araújo.

A recessão econômica tecnicamente já acabou, mas seus efeitos negativos, como inadimplência em alta, lentidão na recuperação do mercado de trabalho e o registro da taxa de deflação, fatores que estão diretamente ligados à retração do consumo, ainda não foram superados. Entretanto, os sinais macroeconômicos positivos e o prosseguimento de políticas estruturantes, como a aprovação da Reforma Trabalhista, criam um cenário de médio prazo bastante favorável à efetiva recuperação do crescimento econômico tão esperado pelo país

Da fatia de consumidores que afirmaram ter vontade de presentear no Dia dos Pais, 81,7% deve comprar apenas um produto para presentear. E entre os presentes favoritos, os artigos de vestuário lideram a lista, com 44,2% da preferência dos consumidores.

A pesquisa entrevistou 700 consumidores na capital maranhense, entre homens e mulheres com idade acima dos 18 anos, nos principais pontos de movimentação da cidade no período de 6 a 10 de julho de 2017. A margem de erro da amostra é de 3,7% e a margem de segurança é de 95%.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário! Ele é muito importante para mim.

Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube. Receba, ainda, novidades e ofertas exclusivas por e-mail inscrevendo-se na newsletter.

Brinquedos 728x90